26 JULHO - DIA MUNDIAL DOS AVÓS

A data escolhida para a celebração do dia dos avós tem a ver com o facto do dia 26 de Julho ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e por sua vez avós de Jesus Cristo.

Foi o Papa Leão III que em 1879 foi o responsável pela atribuição do dia 26 de julho como dia dos avós por este ser o dia dos pais de Maria, apesar da data já antes ter sido alterada várias vezes, desde então a data manteve-se sempre a mesma.

No século I a.C viviam em Nazaré, Ana e o seu marido Joaquim que conta a história, não podiam ter filhos. Por tanto quererem rezavam pedido ao Senhor para que lhes enviasse uma criança. O tempo foi passando, mas apesar da idade já avançada de ambos, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Assim tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.
Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam muito ter filhos.

Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando Deus e por ele foi escolhida para ser a mãe do seu filho Jesus Cristo.
Desta forma Santa Ana e São Joaquim são considerados os padroeiros das avós e avôs.

Para todos os que ainda têm avós junte de si, não os desconsiderem por já serem de idade avançada, pois possuem muita sabedoria, que se bem aproveitada, faz da nossa vida uma vida de menos precalços e mais farta de coisas boas.

Há que dar valor enquanto os temos junto, e não depois que já partiram, pois nessa altura já não há nada que se possa fazer ou remediar.

Para os meus, onde quer que vocês estejam estarão para o resto da minha vida sempre comigo.


Beijinhos e Feliz dia dos Avós.



Comentários